terça-feira, 26 de julho de 2011

COMO SER UM CORRESPONDENTE BANCÁRIO?

Se está pensando na possibilidade de ser um correspondente, o primeiro passo é buscar informações e estar preparado para trabalhar. Pretendo por meio desta postagem transmitir algumas informações básicas para que você comece a ter uma visão de como funciona o setor. 
Nos últimos anos temos visto um grande crescimento no setor de empréstimo consignado, consequentemente tem aumentado o número de correspondentes bancários. Se pensarmos que tudo foi iniciado no ano de 2003, vemos que o crescimento é realmente gigantesco. O objetivo com este texto é fornecer informações a respeito da burocracia para se abrir o negócio; o funcionamento do mercado; e algumas coisas que tenho aprendido no dia a dia.
Seguiremos os tópicos abaixo:
  • Ser correspondente de qual banco?
  • Onde abrir o negócio
  • Trabalhar com cliente final ou parceiros?
  • Quais os documentos eu preciso?
  Ser correspondente de qual banco?
Um grande erro das pessoas que trabalham nesta área é escolher o banco apenas pela comissão que é paga. Um banco pode te trazer tanto transtorno, que você vai querer fugir deste negócio rapidinho. Para tentar evitar alguns problemas futuros, vou indicar algumas coisas que devem ser observadas na hora de escolher um banco.
Alguns dos aspectos a serem observados são: suporte dado pelo banco, a velocidade que um contrato é pago (um mesmo contrato pode demorar um dia em um banco e cinco em outro), se as comissão são pagas em dia, a burocracia(alguns bancos são mais chatos para trabalhar), quais órgãos ele trabalha, entre outras coisas.
Ser correspondente exclusivo de um banco pode te dar muita credibilidade junto ao banco, contudo trabalhar com apenas uma instituição pode fazer com que muitos contratos sejam perdidos, levando em conta que existem regras de certos órgãos que trazem restrições na hora de fechar um contrato. Por exemplo na Prefeitura de Belo Horizonte é permitido apenas um contrato por banco, regra que te impede de fazer outro contrato para um cliente que já tem empréstimo no banco que você está trabalhando. Problema que pode ser resolvido se estiver trabalhando com mais de um banco.
Em breve irei postar sobre compra de dívida.
Segue a lista de alguns bancos para se tornar correspondente:
  • BMG (O maior banco de consignado do país)
  • Paraná
  • Intermedium(presta um serviço muito bom)
  • Bonsucesso
  • BMC(o operacional não é tão bom, mas carrega a marca bradesco)
  • Rural
  • BV
Há muitas outras instituições, no entanto eu quis citar apenas algumas que conheço. 
Onde abrir o negócio?
 Para iniciar o empreendimento tem que decidir a região que se quer abrir. Levando em conta a concorrência, o público alvo, o valor para manter o imóvel. Além desses itens tem que saber se é melhor loja ou sala. Vou falar um pouco sobre cada:
  • Concorrência: Pode tentar localizar uma região onde ainda não haja concorrência. O que é difícil dependendo da cidade. Não tendo esta possibilidade é melhor escolher um lugar de fácil acesso para as pessoas.
  • Aluguel: O valor do aluguel pode ser salgado, então tem que ser pensado um lugar que possa caber no seu bolso. Não tente iniciar um negócio com o risco de não pagar o aluguel do próximo mês.
  • Sala: Tem a grande vantagem do aluguel ser mais barato, mas em compensação vai ter que haver bastante telemarketing, abordagens na rua(que já estão sendo proibidas em algumas cidade), visitas externa e qualquer ideia criativa para captar clientes.
  • Loja: O aluguel é mais caro, mas tem a vangem de poder conquistar os clientes que passam em frente a loja. E podem ser utilizados todos os meios se comunicação que uma empresa com sala usa.
Trabalhar com cliente final ou parceiros?
Geralmente as metas estabelecidas pelos bancos são altas, podem passar de 300 mil dependendo do banco. Então fica difícil alcançar este valor sozinho. Os correspondentes então recebem contratos de terceiros, que podem ser pessoas físicas(corretores) ou empresas. Alguns correspondentes tem equipe própria(para vendas), existem aqueles que preferem trabalhar com parceiro(terceiros),  a maioria prefere as duas opção. Lembrando que uma grande produção pode ajudar na hora de negociar melhores comissão com as instituição.
Neste mercado com tantas peculiaridades, é difícil trabalhar com apenas um banco como já foi dito anteriormente. Daí torna mais difícil cumprir as metas estabelecidas pelo banco e faz com que seja essencial a ajuda de parceiros. Conciliar estes dois modos de produzir é o mais indicado, tendo em vista que trabalhando direto com o cliente o lucro é maior, e trabalhando com parceiros a produção aumenta, oque pode contribuir  na hora de negociar melhores condições com os bancos. 
Quais os documentos eu preciso?
  • CONTRATO SOCIAL E TODAS MODIFICAÇÕES
  • CÓPIA DO CARTÃO DO CNPJ DA EMPRESA
  • CÓPIA CPF DOS SÓCIOS
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA DOS SÓCIOS
  • COMPROVANTE DE ENDEREÇO DA EMPRESA
  • COMPROVANTE DE CONTA BANCÁRIA DA EMPRESA
  • DOCUMENTAÇOES ESPECÍFICAS DOS BANCOS
Mande suas dúvidas!

15 comentários:

  1. Boa noite Sr. Pedro.

    É possível trabalhar com dois bancos ao mesmo tempo???
    Tipo Bradesco e BB???

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Sim, mas não é muito comum correspondentes que trabalham com bb.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde sr. Pedro.

    o sr. sabe me enformar se o banco fornece dados para estarmos entrando em contato com clientes?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. A maioria sim, mas é lógico que vai depender muito da sua produção.
    Também tem outros meios de você conseguir lista de clientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Sr. Pedro,

      Quais seriam as outras formas de conseguir estas listas de clientes?

      Obrigado,

      Pedro

      Excluir
    2. Empresas especializadas em fornecer listagens.
      Mande e-mail para nayarab.forcadevendas@hotmail.com
      Esta é a empresa que eu conheço, mas existem outras.

      Excluir
  5. Pedro, Boa Noite. Me tire esta dúvida, primeiro eu abro a empresa e depois vou procurar os bancos, já com toda a documentação pronta. Me dê um alô.

    Agnaldo - Gurupi -TO.

    ResponderExcluir
  6. Estou com a msm Dúvida do TRIBUNA DO TOCANTINS, outra coisa, caso eu só consiga fechar um valor inferior ao que o banco propõe de fechamento de contrato, o q acontece?

    ResponderExcluir
  7. Como faço para entrar em contato com um banco e conseguir uma chave para trabalhar, depois de ter aberto todo processo da empresa?

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber se os bancos no incio eles dão algum incentivo para o começo do negocio?

    ResponderExcluir
  9. Olá Pedro, estou estudando a possibilidade de também abrir um correspondente bancário,queria saber por onde começar????? é necessário quanto em caixa para poder abrir um correspondente???

    ResponderExcluir
  10. Olá Pedro,
    Tem ideia de valor de comissão?

    ResponderExcluir
  11. OI Pedro !
    Tenho escritório montado em excelente ponto comercial, equipe de colaboradores, sou correspondente completo, conforme certificado da Febraban. Já trabalhado com um banco, porém a comissão é muito baixa, como faço para contratar com outros bancos ?

    Att
    Rudimar

    ResponderExcluir
  12. Olá tenho muitas duvidas você tem Facebook, e-mail ou algo assim pra conversarmos estou muito interessado em ser correspondente, pois não tenho experiencia nenhuma no ramo iria começar do zero gostaria de sua ajuda tem como? Obrigado e fico no aguardo Pedro.

    ResponderExcluir