quinta-feira, 28 de julho de 2011

Aumento do compulsório para empréstimo consignado

O Banco Central reduzirá o volume de dinheiro disponível para empréstimos no mercado e também exigirá mais garantias das instituições financeiras ao fazer empréstimos. Apenas com aumento de compulsórios, o BC vai enxugar R$ 61 bilhões da economia a partir do dia 13. O adicional de compulsório sobre depósitos à vista, que é o valor que os bancos têm de recolher ao Banco Central, sobe de 8% para 12%. O compulsório efetivo sobre depósitos a prazo, que inclui os valores que têm de manter em carteira sem liberdade para emprestar, aumenta de 15% para 20%.

O presidente do BC, Henrique Meirelles, anunciou há pouco também que serão exigidas mais garantias das instituições financeiras que fazem empréstimos às pessoas físicas por prazos acima de 24 meses. Esses bancos terão de apresentar 50% mais garantias do que anteriormente, a partir de julho. No caso do crédito consignado, sobe para 36 meses.
Meirelles reconhece que as medidas terão impacto tanto nos preços quanto na oferta de crédito a pessoas físicas nesses mercados, como financiamento de veículos. “As medidas visam dar sustentabilidade ao crescimento do crédito, isto é, evitar desequilíbrios para a economia, os consumidores e tomadores de crédito.”

No campo macroeconômico, as medidas também visam a impedir um crescimento maior da taxa de inflação, que se acelerou nos últimos meses. Segundo Meirelles, essas medidas, chamadas de “macroprudenciais”, podem ser alternativas a medidas regulares de política monetária, como o aumento da taxa básica de juros, para combater o aumento da inflação.
A exigência de mais garantias para as instituições financeiras fazerem empréstimos por longo prazo para pessoas físicas é tida como uma forma de manter a expansão do crédito “sustentável”. A exigência de capital próprio dos bancos sobe de 11% para 16,5% em empréstimos acima de 24 meses no crédito direto ao consumidor (CDC) e consumo de bens duráveis e no crédito consignado para prazos acima de 36 meses.
Ficam fora dessas novas normas o crédito imobiliário, o crédito agrícola e crédito de fomento e automóveis de carga, como caminhões, que permanecem com as regras atuais.

Fonte: http://economia.ig.com.br/

Leia também:
Novas regras do cartão de crédito consignado

Um comentário:

  1. TESTEMUNHO SOBRE COMO RECEBI MEU EMPRÉSTIMO DE UMA EMPRESA DE FINANÇAS NA ÚLTIMA SEMANA E-mail para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com

    {Dr.Benjamin Scarlet Owen} também pode ajudá-lo com uma oferta de empréstimo legítima. Ele também ajudou alguns outros colegas meus. Se você precisa de um empréstimo genuíno sem custo / estresse, ele é o credor certo para eliminar seus problemas financeiros e crises hoje. BENJAMIN LOAN FINANCE contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor via WhatsApp +19292227023 Email drbenjaminfinance@gmail.com

    ResponderExcluir