sábado, 30 de julho de 2011

O valor da revisão do teto do INSS poderia ser maior

ABDO Advogados questiona revisão do INSS retroativa ao teto


Valores determinados pela Previdência estariam abaixo do que os segurados deveriam receber.
Aposentados e pensionistas que recebem pelo INSS terão um incremento em seus benefícios em setembro. Além de creditar na conta dos segurados metade do 13º salário, a Previdência Social depositará o primeiro pagamento com a revisão determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para aqueles que começaram a receber o benefício entre 5 de abril de 1991 e 1º de janeiro de 2004. O problema, entretanto, está nos valores oferecidos pelo Governo Federal. Enquanto o Ministério da Previdência informa que o pagamento médio para esses 117.135 beneficiários ativos é de R$ 240,00, especialistas reiteram que o valor médio de reajuste deveria ser de R$ 700,00.
Pelos cálculos realizados pelos profissionais, os benefícios teriam um reajuste de 28,4%, e o valor dos atrasados a ser pago aos 131.161 segurados pode chegar a mais de R$ 100 mil – pelo Governo, o valor dos atrasados é de R$ 11.586,00. “A população está sendo enganada, pois tem mais a receber do que o Governo está liberando”, destaca advogada Maurinize Dias, da ABDO Advogados.
Conforme a especialista em Direito Previdenciário, os segurados teriam de receber um valor maior e a revisão poderia abranger os benefícios desde julho de 1988. “Assim como ocorreu na revisão realizada administrativamente pelo INSS em 1997, relativo ao IRSM de fevereiro de 1994, eles não estão pagando o valor correto que a pessoa faz jus. Naquela época, pagaram menos de 70% e ainda parcelado em intermináveis parcelas.” A advogada orienta os aposentados e pensionistas a questionar seus valores. “As pessoas precisam estar atentas. Elas têm direito e precisam lutar por eles”, salienta.
A empresa- Escritório de advocacia sediado em Novo Hamburgo, a ABDO Advogados possui filiais em Caxias do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, além de Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e São Paulo (SP). Também tem uma aliança internacional com o Interlegal Consulting Lawyers & Solicitors. A ABDO tem especialistas nas áreas Ambiental, Bancária, Cível, Comercial, do Consumidor, Criminal, Família, Financeira, Internacional, Previdenciária, Trabalho, Tributária, Blindagem de Patrimônio, Constituição de Empresas no Exterior, e Marcas e Patentes. [www.abdo.com.br].

Fornte: www.abdo.com.br



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Recompra de dívida - Fique atento


Está cada vez mais difícil conquistar clientes no consignado. Percebendo isso as instituições bancárias estão investindo cada vez mais em recompra de dívida como forma de fidelizar consumidores de concorrentes. A oferta de empréstimos de prazo mais longo para quitação de débitos antigos é cada vez mais comum na estratégia de instituições financeiras para obter maior fatia de mercado e driblar restrições do governo impostas a esse tipo de empréstimo.
É um tipo de operação indicada para quem está com a sua margem totalmente comprometida e não consegue fazer mais nada no banco em que está. No entanto o melhor motivo para o cliente  fazer uma recompra é se a instituição que vai compra estiver com uma taxa de juros mais atrativa. A compra de dívida impede que a pessoa fique presa a um banco, dando a ela a oportunidade de transferir sua dívida para outro banco.
A recompra é muito parecida com o refinanciamento. O número de parcelas vai aumentar assim como no refinanciamento. A diferença básica é que haverá mudança de banco. Na hora de fazer a recompra é importante que o cliente faça uma pesquisa para saber qual trará mais vantagem: Refinanciamento ou recompra.
 Fique atento aos seguintes casos
  • Compra de vários empréstimos - Às vezes não vale a pena a compra de todas as dívidas, mesmo assim alguns profissionais da área acabam sugerindo a compra de todos os empréstimos, sem esclarecer esta questão para o cliente. Dificilmente um empréstimo com menos de 30% de parcelas pagas são bons para serem comprados ou refinanciados (há exceções).
  • Acontece também de fazerem uso da sua margem na hora de fazer a recompra. Não há problemas nisso. O problema é quando só estão liberando o crédito por causa da margem. Neste caso vale a pena usar apenas a margem
Vantagem da recompra
Esta modalidade de empréstimo consignado trás vantagem para quem já efetuou empréstimos em Bancos ou Financeiras que cobraram taxas de juros muito altas cobraram TAC embutidas no valor das parcelas do empréstimo, com a compra de dívida, o cliente poderá minimizar o valor desses descontos na sua folha de pagamento que foram atrelados em contratação anteriores.
Quanto maior a quantidade de parcelas amortizadas (já pagas) em seu Benefício ou Folha de pagamento, maior será o crédito que disponibilizado.

Caso alguém esteja pensando em fazer, esclareça suas dúvidas aqui.

Empréstimos para servidores da Aeronáutica, Exército e Marinha

O crédito consignado para militares é simples e prático de contratar. Se você é militar, saiba que pode contar com este benefício naqueles momentos em que necessitar  de um apoio financeiro extra. Os benefícios são inúmeros e você tem o dinheiro no ato, com taxas bastante competitivas e pagamento flexível, do jeito que você precisa para adequar a seu orçamento mensal.

Os prazos para pagar variam, podendo chegar até a 60 meses, sendo que as prestações são debitadas diretamente em sua folha de benefícios. Se você quer quitar uma dívida e colocar o orçamento em dia, fazer uma compra ou mesmo uma reforma na casa, pode usufruir deste benefício. As condições costumam ser bem melhores que a utilização do limite do seu cheque especial ou dos saques com cartão de crédito.
Entretanto, é sempre recomendável cautela no momento de fechar negócio. Depois de pesquisada a instituição financeira onde deseja contratar, fique atento ainda a estes detalhes importantes da operação:
  •  Leia atentamente o contrato antes de assinar.
  •  Não se deixe levar pelo apelo de crédito fácil e rápido.
  •  Pesquise e compare as taxas de juros.
  •  Uma das formas de comparar os custos entre os bancos é pedir a informação sobre o valor líquido a receber, considerando o mesmo valor da prestação e do prazo. Exemplo: qual valor líquido vou receber para uma prestação de R$ 120,00 em 36 meses?

Importante também é sempre analisar seu orçamento antes e ver as condições de quitação, se elas encaixam em sua renda mensal sem desequilibrá-la. Lembre-se sempre de que sua renda diminuirá com o começo do pagamento das prestações e o empréstimo não poderá comprometer mais do que 30% do seu valor.
Através da Internet, é possível analisar as condições de diversas boas instituições financeiras e até fazer uma simulação de valores. Consulte e se tiver dúvidas, entre em contato com os canais de atendimento destas instituições. Se preferir, converse com o gerente do seu banco ou um especialista financeiro que lhe forneça informações suficientes para uma operação segura.

Fonte: www.emprestimo-consignado.com

Crédito consignado virou sinônimo de crédito pessoal

Foi-se o tempo em que, na hora do aperto, a única alternativa era recorrer à Caixa para penhorar a aliança de casamento. Hoje, no Brasil, o acesso ao crédito pessoal está rápido e fácil e a oferta é abundante. Mas, por isso mesmo, há cuidados a serem tomados, para que o que parecia solução não se transforme em um enorme problema. E é nessa hora que você pode contar com o CreditoPessoal.org. Aqui, você fica por dentro de tudo que interessa em termos de crédito pessoal. Porque, com a informação certa em mãos, você porssde tomar a decisão mais adequada não só para a sua necessidade imediata como também para o seu futuro.
A explosão do crédito pessoal no Brasil está diretamente ligada ao chamado crédito consignado. Nesta modalidade de empréstimo, o valor total da transação é pago em prestações mensais debitadas diretamente da folha de pagamento do assalariado. Mas para que isso aconteça, em geral, a empresa onde você trabalha precisa ter algum tipo de convênio com algum tipo de instituição que ofereça esses empréstimos. E como os governos federais e estaduais têm esses convênios, ficou mais fácil que nunca para aposentados e pensionistas tomarem dinheiro emprestado. Esse “boom” de crédito pessoal provocou, então, grande movimentação no mercado, tanto da parte de quem empresta quanto da parte de quem toma dinheiro emprestado. Hoje, lojas como o Magazine Luiza, por exemplo, ofertam crédito pessoal lançando mão da mesma estrutura usada para vender eletrodomésticos. Além disso, em especial no interior, em cidades de médio porte, há os chamados “pastinhas”, que são vendedores de crédito pessoal espalhados pelas ruas de maior movimento e à cata de clientes que queiram dinheiro na mão. E tudo isso prova que um das fatias mais cobiçada hoje no mercado de crédito pessoal é a camada de baixa renda, considerada fiel pagadora e sempre feliz da vida por entrar, finalmente, na ordem consumista que marca nossos tempos.

 Fonte: www.creditopessoal.org


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Novas regras do catão de crédito
O que é empréstimo consignado?














quinta-feira, 28 de julho de 2011

Aumento do compulsório para empréstimo consignado

O Banco Central reduzirá o volume de dinheiro disponível para empréstimos no mercado e também exigirá mais garantias das instituições financeiras ao fazer empréstimos. Apenas com aumento de compulsórios, o BC vai enxugar R$ 61 bilhões da economia a partir do dia 13. O adicional de compulsório sobre depósitos à vista, que é o valor que os bancos têm de recolher ao Banco Central, sobe de 8% para 12%. O compulsório efetivo sobre depósitos a prazo, que inclui os valores que têm de manter em carteira sem liberdade para emprestar, aumenta de 15% para 20%.

O presidente do BC, Henrique Meirelles, anunciou há pouco também que serão exigidas mais garantias das instituições financeiras que fazem empréstimos às pessoas físicas por prazos acima de 24 meses. Esses bancos terão de apresentar 50% mais garantias do que anteriormente, a partir de julho. No caso do crédito consignado, sobe para 36 meses.
Meirelles reconhece que as medidas terão impacto tanto nos preços quanto na oferta de crédito a pessoas físicas nesses mercados, como financiamento de veículos. “As medidas visam dar sustentabilidade ao crescimento do crédito, isto é, evitar desequilíbrios para a economia, os consumidores e tomadores de crédito.”

No campo macroeconômico, as medidas também visam a impedir um crescimento maior da taxa de inflação, que se acelerou nos últimos meses. Segundo Meirelles, essas medidas, chamadas de “macroprudenciais”, podem ser alternativas a medidas regulares de política monetária, como o aumento da taxa básica de juros, para combater o aumento da inflação.
A exigência de mais garantias para as instituições financeiras fazerem empréstimos por longo prazo para pessoas físicas é tida como uma forma de manter a expansão do crédito “sustentável”. A exigência de capital próprio dos bancos sobe de 11% para 16,5% em empréstimos acima de 24 meses no crédito direto ao consumidor (CDC) e consumo de bens duráveis e no crédito consignado para prazos acima de 36 meses.
Ficam fora dessas novas normas o crédito imobiliário, o crédito agrícola e crédito de fomento e automóveis de carga, como caminhões, que permanecem com as regras atuais.

Fonte: http://economia.ig.com.br/

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Novas regras do cartão de crédito consignado

Acessar siapenet - Novas regras

As mudanças visa melhorar e proteger os servidores de excessos de margem e operações de empréstimos  fraudulentas. Com objetivo de oferecer maior segurança, foram implementadas melhorias na rotina de acesso aoSIAPEnet.
Agora, o acesso ao site somente será possível após confirmação de seu e-mail. Além disso, o sistema gerará um código de segurança, que será a garantia de que é você mesmo quem está acessando ao portal, evitando acessos indevidos. Guarde este código; ele poderá ser solicitado pelo sistema em algumas operações, como por exemplo, para desbloquear sua senha.
Seguem instruções detalhadas do novo procedimento.
1. Se você já tem acesso ao SIAPEnet e não possui e-mail cadastrado na base do SIAPE:
- Ao entrar no SIAPEnet, você será informado que está sem e-mail e que deverá entrar em contato com a Unidade Pagadora (UPAG) do seu órgão, que deverá providenciar a atualização;
- Após o e-mail ser atualizado pela UPAG, entre novamente no SIAPEnet, e será solicitada a confirmação de seu e-mail;
- Após confirmação, você receberá uma mensagem neste e-mail, informando seu código de segurança para acesso.
2. Se você já tem acesso ao SIAPEnet e possui e-mail cadastrado na base do SIAPE:
- Ao acessar o SIAPEnet, com o usuário e a senha que usualmente você acessa, será solicitada a confirmação de seu e-mail;
- Após confirmação, você receberá uma mensagem neste e-mail, informando seu código de segurança para acesso;
- Caso o e-mail esteja incorreto, entre em contato com a Unidade Pagadora (UPAG) do seu órgão para providenciar a correção.
3. Se for o seu primeiro acesso ao SIAPEnet:
- Ao entrar no SIAPEnet, você deverá informar CPF, CEP, data de nascimento, telefone e e-mail, conforme cadastrados na base de dados do SIAPE;
- Se os dados informados estiverem de acordo com seu cadastrado, você receberá uma mensagem por e-mail, informando usuário, senha e código de segurança para acesso;
- Por medida de segurança, você deverá efetuar a troca de usuário e senha no próximo acesso ao SIAPEnet, e, após este procedimento, receberá um e-mail notificando esta troca;
- Caso não conste e-mail no seu cadastrado do SIAPE, entre em contato com a UPAG do seu Órgão, que deverá providenciar a atualização (item 1).
Quaisquer dúvidas quanto ao correto preenchimento dos campos solicitados, contatar a Central de Atendimento SERPRO – CAS, no telefone 0800-9782328 – Ligação gratuita. Para divergências com os dados cadastrais, procurar sua Unidade de Recursos Humanos para atualização.

BMG compra Schahin

SAO PAULO - Depois de uma negociação que durou menos de um mês, o BMG fechou na noite desta quarta-feira a compra do Banco Schahin pelo valor de R$ 230 milhões. Com a operação, o BMG reforça sua posição como um dos lideres do segmento de crédito consignado (com desconto em folha de pagamento) do pais.
As conversas entre as duas instituições foram intermediadas pelo Fundo Garantidor de Credito (FGC), que ofereceu o Schahin ao BMG. Com dificuldades para repor seu caixa, o Schahin exibia um Índice de Basiléia inferior aos 11% exigidos pelo Banco Central. Assim, a solução encontrada pelo FGC - que, recentemente, atuou também na venda do PanAmericano, do empresário e apresentador Silvio Santos, para o BTG Pactual - foi encontrar um comprador para os seus ativos.
Informações de mercado dão conta de que o FGC teria oferecido ao BMG uma linha de crédito de até R$ 700 milhões para efetuar a comprar e capitalizar o Schahin. Em 31 de dezembro de 2010, o Schahin tinha uma carteira declarada de R$ 872 milhões em créditos . "Esta aquisição faz parte da estratégia de crescimento no setor financeiro, em especial no segmento de credito pessoal", diz a nota divulgada pelo BMG.

Fonte: www.oglobo.globo.com

Debate sobre correspondentes bancários em São Paulo

Audiência pública na Comissão de Tributação e Finanças da Câmara discute proposta de Berzoini
São Paulo - A audiência pública para debater o Projeto de Decreto Legislativo (PDC), do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), que suspende as resoluções do Banco Central sobre a ampliação das funções dos correspondentes bancários será dia 16 de agosto, às 14h30, na Comissão de Tributação e Finanças da Câmara dos Deputados.

O requerimento para a audiência, apresentado pelo deputado Cláudio Puty (PT-PA), foi aprovado pela comissão no dia 13 de julho após pressão dos representantes dos trabalhadores, que foram a Brasília cobrar o debate dos parlamentares.

O PDC 214/2011 tramita em caráter ordinário na Câmara dos Deputados, ou seja, cada comissão tem o prazo de até 40 sessões ordinárias para apresentar seu parecer. Após o parecer da Comissão de Finanças e Tributação, o projeto vai para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e em seguida para apreciação no plenário da Casa. O PDC “susta a aplicação dos artigos 1º a 21º, dos incisos I e II do artigo 22, e do inciso II do artigo 23 da Resolução 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Conselho Monetário Nacional (CMN)”. Ou seja, se aprovado pelo Congresso, o projeto anulará medidas que transformaram o correspondente em “verdadeira filial do banco”, diz o texto do projeto.

Fonte http://www.spbancarios.com.br/noticia.asp?c=17698

BMG vai oferecer empréstimos para servidores de Londrina

Instituição financeira conseguiu liminar na Justiça para quebrar a concessão de exclusividade com a Caixa Econômica Federal, responsável pela folha de pagamento da administração municipal

Os cerca de nove mil servidores municipais poderão contar com pelo menos mais uma instituição financeira na oferta de empréstimo consignado em folha de pagamento. O juiz Marcos José Vieira, da 8ª Vara Cível de Londrina, concedeu ao banco BMG, na terça-feira (19), o direito de oferecer o serviço aos funcionários públicos de Londrina. A liminar é uma resposta a uma ação impetrada pelo banco para quebrar a concessão de exclusividade com a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela folha de pagamento da administração municipal.

De acordo com Vieira, a decisão, em caráter liminar, determinou que o Município analisasse o pedido do banco BMG de inscrição junto à Prefeitura como instituição financeira habilitada a oferecer o empréstimo consignado aos servidores. “Em princípio, existe alegação razoável de que há inconstitucionalidade no contrato de exclusividade entre o Município e a CEF”, afirmou o juiz, em entrevista ao JL, na tarde desta quarta-feira (20). Segundo ele, o contrato “fere o princípio da livre concorrência e da igualdade”.

O secretário municipal de Gestão Pública, Cléberson Luciano Cândido, explicou que o contrato de exclusividade com a CEF abrange toda a movimentação financeira do Município. “Nesse contrato, constava a cláusula de que a consignação de empréstimo seria exclusiva também”, afirmou. Cândido disse que tem conhecimento sobre a ação impetrada pelo banco BMG, mas informou que, na tarde desta quarta-feira (20), o Município ainda não havia sido intimado.

Segundo o secretário, o contrato com a CEF foi renovado por cinco anos, em janeiro passado. “Chegando essa decisão [da liminar], vamos verificar o conteúdo. Em tese, a cláusula contratual fica suspensa”, explicou. Cândido confirmou que há reclamações por parte dos servidores com relação à exclusividade, principalmente por conta das taxas de empréstimo. O Município pode recorrer até o julgamento do mérito da ação, pelo Tribunal de Justiça do Estado.

Fonte http://www.jornaldelondrina.com.br/economia-  Amanda de Santa

Regras de empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS

Esta postagem vai mostrar algumas regras a respeito de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Pretendo com estas informações ajudar os beneficiados do INSS na hora que eles precisarem dos serviços.

Taxas de juros: Atualmente, as taxas máximas são de 2,34% ao mês, para o empréstimo, e 3,36% ao mês, para o cartão consignado. O beneficiário deverá ficar atento, pois a taxa contempla todos os custos da operação de empréstimo ou cartão de crédito, ou seja, o custo efetivo. Quando você ouvir alguém dizer que está com taxas muito baixas( 1.2%, 1.4%, 1.6%), suspeite, porque taxas inferiores a 2% são raras no mercado. Geralmente os vendedores de consignado mentem para conquistar o cliente.

Boletos para quitação de saldo devedor: Se algum dia você tentou quitar sua dívida em algum banco, deve ter percebido que muito bancos demoram a enviar o saldo devedor. Pois é, saiba que as instituições bancárias estão a emitir em 48 horas, boleto ou documento de pagamento detalhado, quando o beneficiário quiser quitar antecipadamente suas operações de empréstimo ou com cartão de crédito. O boleto ou documento de pagamento informará o valor total do empréstimo, o desconto para o pagamento antecipado e o valor líquido a pagar. A instituição financeira terá esse mesmo prazo para excluir o lançamento de desconto no benefício.

As instituições também devem informar previamente, ao titular do benefício, o valor total financiado, a taxa mensal e anual de juros, acréscimos remuneratórios, moratórios e tributários, o valor, número e periodicidade das prestações e a soma total a pagar por empréstimo. Ao assinar o contrato, o beneficiário deverá exigir sua via. Empréstimos e cartão de crédito são operações diferentes, portanto exigem contratos específicos. Ao contratar o negócio, o beneficiário deverá apresentar, no mínimo, o documento de identidade ou carteira nacional de habilitação, ambos com fotografia, e o CPF.

Tac é proibida:  Apesar da tac ser proibida, alguns bancos ainda cobram. Quem trabalha na área do consignado sabe disso. Mas saibam que de acordo com a lei é vedada a contratação de empréstimos por telefone e também a cobrança da Taxa de Abertura de Crédito (TAC) ou qualquer outra taxa ou impostos. Para o cartão de crédito é permitida a cobrança de uma taxa única de emissão no valor de R$ 15,00, com pagamento dividido em até três vezes. O banco não poderá celebrar contratos com prazo de carência, ou seja, prazo superior a 30 dias para o início dos descontos.

Margem: A margem consignável, que é o valor máximo da renda a ser comprometida, não pode ultrapassar 30% do valor da aposentadoria ou pensão recebida pelo beneficiário, dividida da seguinte forma: 20% da renda para empréstimos consignados e 10% exclusivamente para o cartão de crédito. O número máximo de parcelas é de 60 meses.

O beneficiário não está obrigado a obter empréstimo no banco em que recebe o pagamento, podendo optar pela instituição financeira que oferece menor taxa de juros. Mas para garantir a segurança da operação, o valor do empréstimo terá que ser creditado diretamente na conta em que a pessoa recebe o benefício. Caso o pagamento de benefícios seja na modalidade cartão magnético, o depósito deverá ser feito em conta corrente, na poupança da qual o beneficiário também seja titular ou por meio de ordem de pagamento depositada preferencialmente na agência ou banco em que o segurado recebe do INSS. O depósito não poderá ser efetuado em conta de terceiros.

O beneficiário que, a qualquer momento, se sentir prejudicado por operações irregulares ou que identificar descumprimento do contrato por parte da instituição financeira ou de normas estabelecidas pela IN 28, deverá registrar sua reclamação no INSS, por meio do sítio eletrônico - www.previdencia.gov.br ou pela Central 135. Após o recebimento e análise, a Ouvidoria Geral da Previdência Social encaminhará as reclamações para a Diretoria de Benefícios do INSS.

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Revisão INSS - Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas:

  1. Quem tem direito?
    Quase todos os aposentados entre os anos de 06/10/1988 até 01/2004, que na ocasião tenham a média de suas contribuições limitadas ao teto previdenciário da época.
  2. Como saber se tenho direito?
    Se estiver no período mencionado, é preciso analisar a carta de concessão do benefício. Normalmente aparecerá a expressão “limitado ao teto” ao lado do salário de benefício do segurado que é a media das contribuições.  Se não houver a expressão será preciso comparar o salário de benefício do cálculo com o teto previdenciário da época.
    (Verificar o teto na planilha anexa).
  3. Porque alguns aposentados tiveram suas aposentadorias limitadas ao teto e mesmo assim não tem direito a revisão?
    Existem duas hipóteses mais comuns, o segurado pode estar fora do período mencionado. Se a sua aposentadoria foi concedida antes de 05/10/1988 a, não havia previsão para recomposição do valor que superou o teto. Nos casos das aposentadorias concedidas após 01/01/2004, não existe prejuízo, pois já estavam abrangidas pelo teto de dezembro de 2003.
    A segunda hipótese é quando houver a aplicação total do incremento no primeiro reajuste. Vejamos um exemplo:
    Se a aposentadoria foi concedida em 01/05/1997 onde o teto na época era R$ R$ 957,66 e cálculo do salário-de-benefício tenha ficado em R$ 1.000,00. O benefício ficara limitado ao teto sofrendo uma redução de 4,42%, esse percentual deve ser repassado para o segurado no primeiro reajuste da aposentadoria (é o que manda o artigo 21, §3º da Lei 8880/94). Havendo o segurado se aposentado em 05/1997 o seu reajuste será proporcional, no montante de 0,58% (de um total de 7,76%). Assim, de R$ 957,66 o benefício vai para 963,11 com o incremento de 4,42 o benefício totaliza para o mês de Junho/1997 1.005,78.  No entanto o teto para este mesmo mês é de R$ 1.031,87, Logo o benefício ficou abaixo do teto, assim não há direito a revisão.
    Resumo:
    • Teto Máximo em Maio de 1997 = R$ 957,66
    • Resumo: Renda Mensal Inicial = R$ 957,66 (Limitado ao Teto)
    • Salário de benefício: R$ 1.000,00
    • Diferença para aplicar no primeiro reajuste: R$ 1.000,00 / R$ 957,66 = 1.044211 – 1 x 100 = 4,42%
    • Renda com aplicação do reajuste proporcional em Junho de 1997 : R$ 957,66 + 0,58% = R$ 963,11
    • Renda reajustada com aplicação do primeiro reajuste:  R$ R$ 963,11+ 4,42% = R$ 1.005,78.
    • Teto máximo no primeiro reajuste: R$ 1.031,87
  4. Como seria o cálculo de um aposentado que tem direito?
    É preciso atentar para os seguintes passos: Oriente-se pela carta de concessão com memória de cálculo, ao final da soma de todos os salários de contribuição haverá uma média das últimas 36 contribuições somada e divida por 36 (para os benefícios concedidos antes de 29/11/1999). Para os segurados aposentados após 28/11/1999, o calculo é feito na média aritmética de 80% dos salários-de-contribuição. Esta média chama-se salário-de-benefício
    Confira se esta média ficou limitada ao teto e foi reduzida para ele, caso tenha sido reduzida faça a seguinte conta:
    Exemplo:
    DIB: 01/05/1995
    Média do salário de benefício = R$ 1.200,00
    Teto na data da DIB = R$ 832,66
    Diferença a ser aplicada no primeiro reajuste (R$ 1.200,00 / R$ 832,66 = 1,4411%25 – 1 x 100 = 44,11%).
    Esta é a diferença que deverá ser aplica no primeiro reajuste.
    Por último encontre a data do primeiro reajuste e aplique o excedente que couber, exemplo:
    DIB: 01/05/1995
    RMI = R$ 832,66 (Limitado ao Teto)
    Reajuste dado em Maio de 1996 para quem se aposentou em 05/95 = 15%
    Reajuste do Teto em Maio de 1996 também foi de 15% o mesmo dado aos benefícios, ou seja, não sobrou espaço para inserir esta diferença, mesmo assim não podemos jogá-la fora e sim distribuir nas melhores oportunidades.
    Existe um pequeno detalhe ainda a ser verificado. Os benefícios devem ser reajustados de forma proporcional ao numero de meses do ano da concessão do benefício, esta proporcionalidade se calcula da seguinte forma:
    • A) Reajuste do ano da sua aposentadoria: 20%.
    • B) Mês da sua Aposentadoria: (Maio).
    • C) índice do primeiro reajuste: 20%/12 x 10 = 16,66%
    Após este reajuste você precisa aplicar a diferença encontrada, caso sua renda ultrapasse o teto significa que tem direito a revisão.
    Esta oportunidade surgiu exatamente em 12/1998 pela primeira vez já que os benefícios continuaram sendo limitados no teto de R$ 1.080,50 e o teto de contribuição subiu para R$ 1.200,00.
    Vamos calcular a diferença possível de ser aplicada em 12/98:
    R$ 1.200,00 (teto contribuição) / R$ 1.080,50 ( teto benefício) = 1,110 – 1 x 100 = 11,05%
    Ainda sobrou Restante da diferença:
    44,11%( Excedente do benefício) – 11,05% ( Percentual da Readequação)= 33,06%
    Agora Vamos calcular a diferença passível de ser aplicada em 01/2004:
    R$ 2.400,00 (teto contribuição) / R$ 1.869,34 ( teto benefício) = 1,2838 – 1 x 100 = 28,38%
    Obs: O INSS editou portaria com este reajuste proporcional colocamos alguns deles no anexo ao final deste artigo.
  5. O Máximo que o aposentado pode ter direito são os 19 mil conforme a proposta de acordo do INSS?
    Não! Isso é de longe o maior valor, este montante varia de caso a caso e não raro é possível encontrar aposentados com direito a valores que ultrapassam os R$ 100.000.
  6. Quanto tempo demora uma ação da justiça?
    É impossível precisar tempo de ação na justiça, mas é importante lembrar que a própria AGU prometeu não recorrer mais nas ações que versam sobre essa matéria.
  7. Melhor aceitar o acordo ou entrar na justiça?
    Para tomar a decisão corretamente o ideal é fazer o cálculo da revisão e só depois analisar se compensa aceitar o acordo.
    Vantagens de entrar na justiça: Garantir o pagamento integral dos atrasados, de uma vez só e sem reduções. Na justiça é garantido o pagamento da correção monetária e dos juros que não serão pagos pelo posto.
    Os acordos oferecidos pelo INSS não costumam garantir todos os direitos do segurado. Além disso, nem todos os segurados que tem direito serão beneficiados pelo acordo, citamos como exemplo os aposentados de 1988 a 1991.
    Desvantagens de entrar na justiça: Na justiça o processo é um pouco mais demorado, no entanto com a decisão favorável do STF as poderão ser concluídas antes do tempo normal. Ter gasto com o advogado que pode chegar a 30% do valor dos atrasados.
    É importante alertar que, sendo uma ou outra a sua opção faça os cálculos com um especialista para verificar se o valor oferecido de acordo é vantajoso, analisando com as suas prioridades financeiras (receber antes e um valor menor, ou esperar para receber tudo o que tem direito).

O que é?

Salário-de-benefício:

É a base de calculo para a renda mensal inicial do segurado. Anteriormente era cálculos pela média das 36 ultimas contribuições em 1999 mudou para a media aritmética simples de 80% dos maiores salários desde Julho de 1994 até a data de inicio do benefício  para o segurado que começou a recolher depois de novembro de 1999.

Teto Previdenciário:

Limite máximo de contribuição e de pagamento de benefícios da Previdência.

Limitação ao teto:

Quando a média dos salários é acima do teto o INSS reduz para o teto.

Renda Mensal Inicial:

O valor do primeiro benefício percebido pelo segurado

Revisão do INSS - Como consultar?

A Previdência Social lança o primeiro lote de pagamentos, para 68.945 beneficiários, será pago em 31 de outubro de 2011 segundo o MPS.
Os aposentados que tiveram o benefício concedido entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003 já podem saber se têm direito à revisão do teto previdenciário. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou na tarde desta segunda-feira o canal para consulta, as informações podem ser consultadas no site: (http://www3.dataprev.gov.br/cws/revteto/index.asp) ou pelo telefone 135.
A revisão, garantida pelo Supremo Tribunal Federal, dará aumento médio de R$ 140 para 117.135 segurados.

Para fazer a consulta acesse: http://www3.dataprev.gov.br/cws/revteto/index.asp


Para fazer a consulta você precisa dos seguintes dados:

  • Número do benefício
  • Data de nascimento
  • Primeiro nome
  • CPF
Você vai ter preencher o seguinte formulário:

Situação do Benefício em Revisão

Número do Benefício: 


Data de nascimento:  / /

Informe a Data de Nascimento do Titular do Benefício com 4 algarismos
no ano. Exemplo : 25/12/1986.


Nome do beneficiário: 
CPF: 
Informe o nome e CPF do beneficiário (sem pontos, traços ou barras).

Se você realmente tiver direito aparecerá a seguinte mensagem:




Quem tem direito?


A maioria das pessoas que se aposentaram entre os anos de 06/10/1988 até 01/2004, que na ocasião tinham a média de suas contribuições limitadas ao teto previdenciário da época.



Reclamações
Caso um segurado acredite ter direito à correção pelo teto, porém se encontra fora da listagem do INSS, pode procurar a sede do Sindicato dos Aposentados, em Niterói, e informar os dados a serem incluídos na lista. A Previdência assume o direito de quem se aposentou entre o período de 5 de abril de 1991 e 1º de janeiro de 2004.

Pode deixar suas dúvidas no comentário ou me mandar uma mensagem.
Acesse também: Revisão do INSS - Perguntas e respostas

terça-feira, 26 de julho de 2011

COMO SER UM CORRESPONDENTE BANCÁRIO?

Se está pensando na possibilidade de ser um correspondente, o primeiro passo é buscar informações e estar preparado para trabalhar. Pretendo por meio desta postagem transmitir algumas informações básicas para que você comece a ter uma visão de como funciona o setor. 
Nos últimos anos temos visto um grande crescimento no setor de empréstimo consignado, consequentemente tem aumentado o número de correspondentes bancários. Se pensarmos que tudo foi iniciado no ano de 2003, vemos que o crescimento é realmente gigantesco. O objetivo com este texto é fornecer informações a respeito da burocracia para se abrir o negócio; o funcionamento do mercado; e algumas coisas que tenho aprendido no dia a dia.
Seguiremos os tópicos abaixo:
  • Ser correspondente de qual banco?
  • Onde abrir o negócio
  • Trabalhar com cliente final ou parceiros?
  • Quais os documentos eu preciso?
  Ser correspondente de qual banco?
Um grande erro das pessoas que trabalham nesta área é escolher o banco apenas pela comissão que é paga. Um banco pode te trazer tanto transtorno, que você vai querer fugir deste negócio rapidinho. Para tentar evitar alguns problemas futuros, vou indicar algumas coisas que devem ser observadas na hora de escolher um banco.
Alguns dos aspectos a serem observados são: suporte dado pelo banco, a velocidade que um contrato é pago (um mesmo contrato pode demorar um dia em um banco e cinco em outro), se as comissão são pagas em dia, a burocracia(alguns bancos são mais chatos para trabalhar), quais órgãos ele trabalha, entre outras coisas.
Ser correspondente exclusivo de um banco pode te dar muita credibilidade junto ao banco, contudo trabalhar com apenas uma instituição pode fazer com que muitos contratos sejam perdidos, levando em conta que existem regras de certos órgãos que trazem restrições na hora de fechar um contrato. Por exemplo na Prefeitura de Belo Horizonte é permitido apenas um contrato por banco, regra que te impede de fazer outro contrato para um cliente que já tem empréstimo no banco que você está trabalhando. Problema que pode ser resolvido se estiver trabalhando com mais de um banco.
Em breve irei postar sobre compra de dívida.
Segue a lista de alguns bancos para se tornar correspondente:
  • BMG (O maior banco de consignado do país)
  • Paraná
  • Intermedium(presta um serviço muito bom)
  • Bonsucesso
  • BMC(o operacional não é tão bom, mas carrega a marca bradesco)
  • Rural
  • BV
Há muitas outras instituições, no entanto eu quis citar apenas algumas que conheço. 
Onde abrir o negócio?
 Para iniciar o empreendimento tem que decidir a região que se quer abrir. Levando em conta a concorrência, o público alvo, o valor para manter o imóvel. Além desses itens tem que saber se é melhor loja ou sala. Vou falar um pouco sobre cada:
  • Concorrência: Pode tentar localizar uma região onde ainda não haja concorrência. O que é difícil dependendo da cidade. Não tendo esta possibilidade é melhor escolher um lugar de fácil acesso para as pessoas.
  • Aluguel: O valor do aluguel pode ser salgado, então tem que ser pensado um lugar que possa caber no seu bolso. Não tente iniciar um negócio com o risco de não pagar o aluguel do próximo mês.
  • Sala: Tem a grande vantagem do aluguel ser mais barato, mas em compensação vai ter que haver bastante telemarketing, abordagens na rua(que já estão sendo proibidas em algumas cidade), visitas externa e qualquer ideia criativa para captar clientes.
  • Loja: O aluguel é mais caro, mas tem a vangem de poder conquistar os clientes que passam em frente a loja. E podem ser utilizados todos os meios se comunicação que uma empresa com sala usa.
Trabalhar com cliente final ou parceiros?
Geralmente as metas estabelecidas pelos bancos são altas, podem passar de 300 mil dependendo do banco. Então fica difícil alcançar este valor sozinho. Os correspondentes então recebem contratos de terceiros, que podem ser pessoas físicas(corretores) ou empresas. Alguns correspondentes tem equipe própria(para vendas), existem aqueles que preferem trabalhar com parceiro(terceiros),  a maioria prefere as duas opção. Lembrando que uma grande produção pode ajudar na hora de negociar melhores comissão com as instituição.
Neste mercado com tantas peculiaridades, é difícil trabalhar com apenas um banco como já foi dito anteriormente. Daí torna mais difícil cumprir as metas estabelecidas pelo banco e faz com que seja essencial a ajuda de parceiros. Conciliar estes dois modos de produzir é o mais indicado, tendo em vista que trabalhando direto com o cliente o lucro é maior, e trabalhando com parceiros a produção aumenta, oque pode contribuir  na hora de negociar melhores condições com os bancos. 
Quais os documentos eu preciso?
  • CONTRATO SOCIAL E TODAS MODIFICAÇÕES
  • CÓPIA DO CARTÃO DO CNPJ DA EMPRESA
  • CÓPIA CPF DOS SÓCIOS
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA DOS SÓCIOS
  • COMPROVANTE DE ENDEREÇO DA EMPRESA
  • COMPROVANTE DE CONTA BANCÁRIA DA EMPRESA
  • DOCUMENTAÇOES ESPECÍFICAS DOS BANCOS
Mande suas dúvidas!

Aumento do salário dos professores da PBH

Servidores da educação terão reajuste - PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) concedeu, nodia 5 de junho, um reajuste salarial de 20%, dividido em dois anos, para os profissionais da rede municipal de ensino. De acordo com a PBH, os salários dos educadores vão ser alterados em quatro etapas. A partir de julho de 2011, os servidores efetivos e aposentados vão receber reajuste de 3,25% e, depois, de 6,75% em novembro deste ano. Os outros 10% serão pagos em julho (5%) e novembro (5%) de 2012. Segundo a administração do município, o aumento será acima da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

De acordo com a prefeitura, o salário dos educadores infantis vai ter reajuste de 24%. As duas primeiras parcelas também vão ser efetivadas em julho e novembro de 2011, tendo acréscimo de 3,25% e 8,75%. Em 2012, terão elevação de 6% nos dois meses.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH), a diferença entre os salários iniciais entre os professores da Educação Infantil, comparados ao do Ensino Fundamental e do Médio é de cerca de 40%. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a remuneração inicial dos profissionais dos ensinos Fundamental e Médio é de R$ 1.534 e a formação em nível superior é uma exigência. Para trabalhar como educador infantil, não é preciso curso superior e a remuneração é de R$ 919,16.

A prefeitura informou que os profissionais com cargos de auxiliares de secretaria escolar, biblioteca, escola, além de técnico superior de educação e pedagogo também estão incluídos no reajuste de 20% definido pela PBH.

Assembleia
O Sind-Rede informou que vai realizar uma assembleia, nesta sexta-feira (6), para definir se a categoria vai aceitar ou não o reajuste proposto pela prefeitura de BH. De acordo com o sindicato, com a alta da inflação, existe a possibilidade de que a elevação salarial não cause alterações significativas para os educadores. A classe reivindica um reajuste de 30% para todos os níveis de ensino.

FONTE: G1 Minas Gerais

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Recompra de dívida - fique atento


Lista de beneficiados do INSS começa a ser divulgada

INSS Lista dos 117 mil beneficiados será divulgada
Nesta segunda-feira, o INSS começa a divulgar os nomes dos 117 mil segurados que possuem o direito à revisão do teto. Para obter a informação é preciso acessar o site do instituto ou ainda ligar para o atendimento pelo telefone 135. É necessário digitar os números do CPF e do benefício.

Por conta da revisão motivada pelas reformas da Previdência de 1998 e 2003, quando o instituto deveria ter recalculado os benefícios, mas não fez. O aumento da renda, que prevê em média R$ 239, é destinado a todos aqueles que se aposentaram de 5 de abril de 1991 a 1 de janeiro de 2004, e que tiveram o benefício limitado ao teto (valor máximo pago pelo INSS) no ato da concessão e na data do primeiro reajuste.

Ao discar para central de atendimento e informar os dados solicitados, o segurado irá ouvir uma gravação que vai dizer se ele está ou não na lista de beneficiados com a correção, a ser paga nos primeiros cinco dias úteis de setembro. No próximo pagamento, também é pago a primeira metade do 13º salário.

Todos que tiverem a correção também receberão retroativos. Os 14 mil restantes receberão apenas os atrasados, já que não há mais benefício ativo para ser corrigido.

FONTE: SRZD Economia

segunda-feira, 25 de julho de 2011

GOVERNO TENTA DETER FRAUDE NO CRÉDITO CONSIGNADO

Edna Simão / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
Para inibir fraudes no crédito consignado concedido aos aposentados que não têm conta bancária, o governo pretende concentrar em um único cartão o recebimento do benefício e o depósito do empréstimo solicitado junto à instituição financeira. Essa é uma forma de impedir situações em que uma pessoa se passe pelo aposentado ou utilize as informações deste para sacar o dinheiro do empréstimo irregularmente.
Atualmente, a liberação desse tipo de crédito acontece por ordem de pagamento, ou seja, o tomador de crédito pode sacar o recurso no banco que indicou. É possível ainda a transferência do dinheiro para uma conta de titularidade diferente. Com a centralização do depósito no cartão em que o aposentado recebe o benefício, a expectativa é fechar essa brecha para irregularidades por causa da necessidade da senha do idoso para a retirada do dinheiro.
Segundo o diretor de benefícios do INSS, Benedito Brunca, a liberação de empréstimo consignado para o aposentado que tem conta em banco já é feito desta maneira. Na conta corrente do idoso é transferido o valor do benefício assim como o empréstimo, caso seja solicitado. Segundo dados do Instituto, dos 25 milhões de pessoas que recebem benefícios previdenciários, algo em torno de 13 milhões não tem conta bancária.
Cerca de 50% do total aposentados e pensionistas operam com o consignado.
Novo TED. Além disso, está sendo negociado com o Banco Central a criação de uma mensagem específica de Transferência Eletrônica Disponível (TED) para depósito do crédito consignado do INSS. A ideia é que o aposentado identifique rapidamente qual o valor do empréstimo depositado para que, em caso de erros, cobre correções do banco onde o crédito foi contratado.
As fraudes no crédito consignado para os aposentados foram debatidas ontem na reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).
Para os participantes, é preciso adotar medidas mais rígidas, principalmente para a atuação dos chamados "pastinhas" - promotores que oferecem empréstimos ao público em empresas, nas ruas e repartições públicas representando as instituições financeiras.
Pelos dados apresentados pelo INSS, das reclamações feitas à ouvidoria do Instituto, em 20% são identificadas fraudes. De janeiro a maio deste ano, foram recebidas 5.111 reclamações, sendo que em 1.003 foram constatadas algum tipo de fraude e 4.108 foram consideradas improcedentes. 


INTERVENÇÃO DO BANCO MORADA

Como a maioria dos profissionais da área de crédito consignado já sabem, o banco morada não está operando. Boa parte dos bancos não estão nem fazendo recompra de dívida do morada. Para aqueles que não leram nenhuma notícia sobre o assunto, segui abaixo notícia publicada pelo G1:

O Banco Central informou nesta quinta-feira (28) que foi decretada a intervenção no Banco Morada, com sede na cidade do Rio de Janeiro, em decorrência do comprometimento patrimonial, do descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central, e do fato de seus controladores não terem apresentado um plano de recuperação viável para a instituição.
"Trata-se de uma instituição financeira nacional privada, de pequeno porte, autorizada a operar as carteiras comercial e de crédito, financiamento e investimento, com apenas uma agência na cidade do Rio de Janeiro. Na data-base dezembro de 2010, detinha 0,01% e 0,03% dos ativos e dos depósitos totais do sistema financeiro nacional, respectivamente", informou a autoridade monetária.
De acordo com o BC, a instituição financeira faz parte do grupo econômico Morada, controlado pela empresa Morada Investimentos S.A. (MISA), e detém participação direta ou indireta nas empresas Morada Viagens e Turismo Ltda., Morada Informática e Serviços Técnicos Ltda. e Morada Administradora de Cartões de Crédito Ltda. Cerca de 32% do total dos depósitos à vista e a prazo do banco conta com garantia do Fundo Garantidor de Depósitos (FGC).
O Banco Central informou ainda que está tomando "todas as providências" cabíveis na situação, visando a apuração das responsabilidades, nos termos de suas competências legais de supervisão do sistema financeiro. "Os resultados da apuração poderão levar à aplicação de medidas punitivas de caráter administrativo e à comunicação às autoridades competentes, observadas as disposições legais aplicáveis", concluiu

País tem 52 instituições financeiras em processo de intervenção ou liquidação


O Brasil tem atualmente 52 empresas com problemas financeiros em processo de liquidação extrajudicial e sob intervenção do Banco Central (BC). Um dos casos mais recentes de intervenção do BC foi a do Banco Morada, em abril deste ano.

O pequeno banco do Rio de Janeiro tem R$ 130 milhões de depósitos a prazo e à vista, 700 correntistas e aplicadores, de acordo com o chefe do Departamento de Liquidações Extrajudiciais do BC, Dawilson Sacramento. Segundo ele, o principal problema encontrado no banco foi nas operações de venda de carteira de crédito para outras instituições financeiras.

Sacramento diz que um exemplo de problema encontrado foi quando clientes pagavam antecipadamente os empréstimos e o banco Morada não repassava esse pagamento para a instituição financeira que comprou a carteira de crédito. A previsão é que, dentro de 30 dias, o BC tenha um diagnóstico completo da situação da instituição financeira.

Como ocorreu com o Banco Morada, a determinação do regime especial (intervenção e liquidação extrajudicial) vem depois que a fiscalização do BC verifica algum tipo de problema na instituição financeira, como ausência de liquidez (recursos disponíveis), desvio de dinheiro, descumprimentos de normas ou não pagamento de obrigações.

Quando há a decisão de intervir, o primeiro passo é escolher um interventor, geralmente são destacados para a tarefa servidores aposentados do BC. A intervenção não é definitiva. O prazo é de seis meses prorrogáveis por igual período. Nesse processo, existe a possibilidade de sanar os problemas da instituição, o que permite o retorno ao mercado.

Entretanto, segundo Sacramento, os casos de retorno ao mercado são raros, uma vez que a instituição perde credibilidade. “A credibilidade ruim afasta os clientes”, disse. Ele lembra de apenas um caso de uma corretora de seguros que foi recuperada e voltou a atuar no mercado com o mesmo nome.

Depois da intervenção, a instituição financeira passa por um processo de liquidação extrajudicial, quando são vendidos os bens da empresa para pagar credores. No caso da liquidação extrajudicial, não há prazo para o fim da atuação do BC. Tanto que ainda estão na lista do BC bancos sob regime especial desde a década de 90. O Banco Bamerindus, por exemplo, sofreu intervenção em 1997 e, depois, foi para a liquidação extrajudicial. Na época, o banco foi incluído no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), criado pelo governo para financiar a compra de bancos com problemas financeiros por outras instituições.

Sacramento explica que, na liquidação extrajudicial, quando não se consegue o valor suficiente para pagar pelo menos 50% dos credores quirográficos (aqueles que não têm garantia, nem preferência) é caso de falência, determinada pela Justiça. Como exemplo de instituições que tiveram a falência determinada pela Justiça, recentemente, estão o Banco Santos, em 2005, e o Santos Neves, pequeno banco com sede em Vitória (ES), com decisão da Justiça deste ano.

Internamente, o BC elabora um inquérito para apurar as causas da quebra das instituições financeiras. O inquérito será enviado ao Ministério Público, que promove ação de responsabilidade contra gestores.

Camila Bertagnolli/Fonte: Agência Brasil